O livro didático e a formação do leitor: um estudo dos níveis de leitura requeridos pelos livros de terceira série do primeiro grau
Autor: VERDE, Maria Eunice F.
Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1985
Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura
Instituição: Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar Cidade/Estado: São Carlos/SP
Descrição: Este estudo teve como objetivo analisar o grau de leitura nas articulações entre exercícios e textos básicos, enquanto instâncias de compreensão e reelaboração de mensagens, em livros didáticos das várias áreas de ensino da 3ª série do primeiro grau. A preocupação do trabalho está na forma de leitura que é propiciada pelo livro didático. Partiu-se da suposição de que a articulação entre exercícios e textos básicos se apresenta para a criança como um modelo de exploração e leitura do texto, com efeitos que não se restringem somente ao contexto escolar, mas se estendem a outras situações de leitura que a criança possa vivenciar. Uma amostragem dos livros mais adotados nas 3ªs séries de todas as escolas de primeiro grau da cidade de São Carlos, SP, no ano de 1984, foi analisada em termos dos níveis de exigência que apresentam ao leitor. Três grupos de categorias, implicando exigência crescente, foram considerados: 1) localização, reprodução e justaposição; 2) organização, transposição, descrição e síntese; 3) aplicação, interpretação e estabelecimento de relações. Constatou-se que as características predominantes nos livros foram: a reprodução e a aplicação, na área de comunicação e expressão; a reprodução, nas áreas de estudos sociais e ciências; e a aplicação, em matemática. As categorias mais freqüentes se encaixaram, portanto, no nível mais elementar e mais complexo.
Fonte: CD-ROM da ANPED