Suportes para o desenvolvimento da leitura como ampliação da visão de mundo: uma proposta para Mato Grosso

Autor: VIEIRA, Javert Melo

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1998 Orientador: Fernando Marson

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Duas preocupações destacam-se entre as várias que nos acompanham de longa data: a restrita circulação e reduzida presença de textos escritos entre os estudantes de escola pública de Mato Grosso e a forma de superação desse fato pelos professores dentro da sala de aula. Pensando nisso, é que nos propusemos a realizar esta investigação, no sentido de entender como os professores da rede pública de ensino de Mato Grosso trabalham a leitura com os alunos. Dentre os suportes, demos destaque especial à exiguidade das bibliotecas que, a nosso ver, cumprem relevante papel na dinamização das práticas da leitura. Nosso objetivo foi propor aos responsáveis pela educação estadual subsídios para a implementação de uma política de leitura para as escolas públicas. Essas considerações, portanto, compõem o núcleo do presente trabalho de doutorado. Visando a compreender o que se passa em Mato Grosso e, por conseguinte, esclarecer nosso objeto de estudo, fizemos uma investigação sobre a história da leitura e sobre leitura e biblioteca escolar no contexto brasileiro. Realizamos entrevista com professores e bibliotecários e observamos o desempenho das bibliotecas escolares no processo ensino-aprendizagem. A análise dessas informações confirmou que nossa preocupação coincide com a dos professores e que eles não têm referencial teórico para trabalhar a leitura. Também encontramos bibliotecas escolares de péssima qualidade, desconectadas das atividades curriculares. Diante desse quadro propusemos alternativas à Secretaria Estadual de Educação, entre elas, investir na qualificação dos professores e bibliotecários, bem como criar uma Fundação para o Desenvolvimento da Leitura que tenha como objetivos implementar as atuais bibliotecas escolares e criar Salas de Leitura, Bibliotecas de Classe e Centros de Recursos de Aprendizagem. Nesta pesquisa foram inseridas, também, duas discussões dirigidas aos professores: uma sobre Ensino de Leitura e outra sobre Abordagem Metódica de Textos.

Fonte: DÉDALUS-USP