Leitura na universidade: um processo em construção

Autor: VIEIRA, Maria Celina Teixeira

Nível: Tese ( Doutorado ) Ano: 1992 Orientador: Olga Molina

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, USP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: Analisaram-se práticas de leitura utilizadas pelo professor no uso de textos, no processo de ensino sob a ótica da interação de níveis de conhecimento e da teoria de texto de forma a, eventualmente, possibilitar medidas de ensino informadas e fundamentadas. Algumas questões nortearam o trabalho e, na tentativa de responder, realizou-se um estudo de caso num primeiro ano do curso de Pedagogia, em três disciplinas, cujos professores usavam, constantemente, textos. A análise dos resultados evidenciou que os professores consideraram o texto um elemento fundamental no processo de ensino, pois contém entre outros aspectos, as informações principais exploradas em aula. Na orientação que os professores dão ao texto, viu-se confirmada a tese de que os professores usam práticas de leitura adequadas do ponto de vista da interação de níveis de conhecimento e da teoria do texto, pois ativam conhecimentos prévios, estabelecem objetivos e exploram fatores de textualidade, porém de forma assistemática. A forma como os professores tratam em classe o conteúdo do texto caracteriza-se pela reprodução do mesmo de acordo com o ponto de vista do professor. Tudo isso sugere estudos teórico-práticos de forma a instrumentalizar professores e alunos a ler de maneira construtiva.

Fonte: UNIBIBLI