Leitura nas séries iniciais: práticas em busca de sentido

Autor: VIEIRA, Zeneide Paiva Pereira

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Miguel Angel Garcia Bordas

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFBA Cidade/Estado: Salvador/BA

Descrição: Este estudo analisa a pratica de sala de aula de professores que atuam em séries iniciais, especificamente Alfabetização e 1ª série, destacando-se, aí, a sua atuação com relação ao ensino da leitura. Para tal realização, pautei-me nas minhas experiências enquanto professora/leitora e em referenciais teóricos que consideram a leitura como atividade significativa, construída na interação leitor-texto-autor-contexto, por ser esta a perspectiva almejada nos espaços pesquisados.Todavia, pelos dados coletados através das entrevistas, observações da pratica e dos materiais utilizados pelos sujeitos-pesquisados, sob a ótica de uma abordagem qualitativa, vê-se que, das nossas escolas, ainda não podemos dizer que tal concepção de leitura seja uma constante na atuação dos professores que iniciam, com a criança, esse processo de aquisição de leitura.A prática voltada para a aplicação de métodos veiculados pelas cartilhas, ainda é adotada por alguns professores; camuflados por outros; mas, também, já é descaracterizada por alguns que já compreenderam que tal aprendizagem deve-se realizar num processo de valoração e trabalho em parceria, tanto entre os alunos, destes com o professor e de todos com o livro, buscando, assim, através dos diversos tipos de textos, fazer com que o ensino e a aprendizagem da leitura se constitua em atividade dinâmica, viva e produtiva.

Fonte: Tese