Aquisição e desenvolvimento de habilidades de leitura no 1º grau

Autor: VITORETTI, Albertina F.

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1984 Orientador: Hilário I. Bohn

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Letras/Lingüística, UFSC Cidade/Estado: SC

Descrição: Foi objetivo desta pesquisa verificar quais habilidades de leitura relacionadas à compreensão encontram-se desenvolvidas nos alunos de primeira à quarta série do primeiro grau. Dentre as habilidades testadas, incluem-se habilidades que auxiliam a compreensão, bem como habilidades específicas de compreensão. As fontes que fundamentaram o quadro de habilidades testadas foram: a) Programa Oficial do Ensino; b) questionário aplicado aos professores; c) análise de livros didáticos; d) consultoria às bibliografias que nortearam esta pesquisa. A hipótese que fundamenta este trabalho é a seguinte: as dificuldades apresentadas pelos alunos ao ler, devem-se ao não desenvolvimento adequado de habilidades básicas de leitura. Assim, foram elaborados e aplicados testes que verificam quais habilidades relacionadas à compreensão encontram-se desenvolvidas nos alunos, de primeira à quarta série do primeiro grau. Os resultados nos mostram que muitas habilidades de leitura relacionadas à compreensão, sugeridas para séries específicas (de primeira à quarta) pelas fontes mencionadas acima, não atingiram, ainda, o nível independente, considerando-se o desenvolvimento das mesmas. Os resultados nos mostram, então, que grande maioria dos alunos, nas quatro séries do primeiro grau, lê num nível instrucional, e muitos lêem num nível frustracional. Ficou claro, também, que à medida em que o aluno avança nas séries, aumenta a dificuldade em manipular habilidades de leitura relacionadas à compreensão, ou seja, o desempenho dos alunos da quarta série, na leitura, foi inferior ao desempenho dos alunos da primeira série, mesmo quando os testes aplicados foram os mesmos nas quatro séries. Tais fatos nos levaram a concluir que muitas das habilidades que se tenta desenvolver em determinadas séries, não são adequadas às mesmas; que o desenvolvimento das habilidades de leitura não segue uma seqüência lógica, coerente com o desenvolvimento geral do educando; que os professores não seguem critérios muito definidos para desenvolver habilidades de leitura nos alunos, uma vez que o desenvolvimento de habilidades muito complexas foi sugerido para alunos de segunda série, por exemplo, quando o programa oficial de ensino sugere para a quinta série que o educando não possui oportunidades para confirmar (exercitar) habilidades de leitura cujo desenvolvimento teve início ocorrendo, assim, estagnação no processo de desenvolvimento das mesmas. Desta forma, faz-se necessário: a) que se repense sobre que habilidades de leitura relacionadas à compreensão devam ser desenvolvidas de primeira à quarta série do primeiro grau, distribuindo-as no decorrer das quatro séries, de forma lógica, seqüenciada e de acordo com o desenvolvimento geral da criança; b) que se repensem as metodologias que vêm sendo empregadas no ensino da leitura, para que se consiga melhorar o nível de leitura dos alunos de primeiro grau, especialmente, de primeira à quarta série, bem como dos demais níveis de aprendizagem escolar. Embora os resultados desta pesquisa não sejam definitivos, dadas as limitações que lhe são inerentes, indicam direções para outros trabalhos e novas reflexões.

Fonte: Tese