Testagem de proficiência em leitura em inglês: examinandos e teste como fontes de entendimento sobre esse processo

Autor: WIELEWICKI, Hamilton de Godoy

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1997 Orientador: Désirée Motta Roth

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UFSM Cidade/Estado: Santa Maria/RS

Descrição: O objetivo do presente trabalho é discutir o processo de testagem em leitura em ESP em uma universidade federal brasileira a partir de uma perspectiva que considera tanto teste, quanto ponto de vista dos examinandos, de forma a propiciar um melhor entendimento dos possíveis fatores de influência sobre o índice de aprovação dos examinandos. Inicialmente analisou-se a edição de Abril de 1996 do teste de proficiência da UFSM, tomando-se por base as micro-habilidades de leitura subjacentes às suas questões. Em seguida, através de um questionário, sondou-se a auto-avaliação da habilidade de leitura em ESP de 61 examinandos, confrontando-se esses dados com o conceito efetivamente obtido por estes sujeitos nos testes.

Fonte: Tese