Leitura de textos acadêmicos em inglês: uma questão de léxico ou de conhecimento prévio?

Autor: ZAGO, Neivo

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1998 Orientador: Désirée Motta Roth

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: UFSM Cidade/Estado: Santa Maria/RS

Descrição: Este trabalho tem por objetivo investigar em que medida o conhecimento do léxico, do conteúdo e da forma (organização retórica do texto) influenciam a compreensão de leitura de textos em Inglês para Fins Acadêmicos em três leitores com diferente níveis de proficiência (menos proficiente, intermediário e mais proficiente). Os três sujeitos trabalharam os três textos (abstracts) específicos das suas áreas de conhecimento e dois textos de conteúdo geral. Os dados foram coletados através da técnica protocolos verbais e exercícios de compreensão em leitura como, resumos, entrevistas e procedimentos Cloze. Contrariamente a visão de que o conhecimento do léxico é fundamental à compreensão, os resultados parecem apontar que um leitor precisa também ter conhecimento do conteúdo especifico e da organização retórica do texto para produzir significado.

Fonte: Tese