Literatura juvenil na escola de 1º grau: livros e leituras

Autor: ZANCHETTA Jr., Juvenal

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1995 Orientador: Maria Alice de O. Faria

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, UNESP Cidade/Estado: Marília/SP

Descrição: Trata da leitura de livros de ficção na escola de 1º grau, partindo de um corpus de 22 depoimentos de alunos, com suas impressões sobre a leitura de livros da Série Vaga-Lume - uma das mais representativas coleções de obras recentes para jovens. O objetivo do trabalho foi testar uma grade de avaliação de leitura, proposta por Denise Escarpit e Vagne Lebas. As autoras francesas afirmam que o ato de ler envolve 5 atitudes do leitor em relação ao texto: memorização, compreensão do sentido da narrativa, construção de imagens, identificação e encontro com o desconhecido. Analisados os livros e as entrevistas dos alunos, de acordo com a referida grade, o propósito foi o de procurar estabelecer relações entre os diversos níveis de leitura e também fazer outras considerações sobre a leitura na escola, chegando, inclusive a esboçar uma proposta com a literatura na sala de aula.

Fonte: CD-ROM da ANPED