Programação de contingências para o desenvolvimento de hábitos de leitura e compreensão de textos em adolescentes carentes

Autor: ZEITLIN, Neuza Catharina F. Zanaga

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1981 Orientador: Anita Liberalesso Neri

Foco Temático: Desempenho/Compreensão de Leitura

Instituição: Faculdade de Educação, PUC-SP Cidade/Estado: São Paulo/SP

Descrição: No presente trabalho aplicou-se um treinamento visando ao desenvolvimento de hábitos de leitura e de compreensão do texto, usando programação de contingências numa metodologia de Análise Comportamental Aplicada, com sujeito único. Os sujeitos foram doze adolescentes residentes em Instituição, freqüentando 5ª e 6ª séries do 1º grau. Desse total, 6 completaram o programa, que compreendeu pré-teste, um fase de tratamento e pós-teste. O pré e pós-teste envolveram a avaliação do desempenho dos sujeitos quanto a ritmo em leitura (definido em termos da proporção de palavras lidas para intervalos de tempo) e de compreensão (definida em termos de adequação das respostas a questões de compreensão dos tipos: 'qual o personagem principal do texto que você leu?' 'qual a ação descrita neste texto?') incidido sobre o mesmo texto.

Fonte: CD-ROM da ANPED