Histórias de leitura na vida e na escola: uma abordagem lingüística, psicológica e social

Autor: ZEN, Maria Izabel Habckost Dalla

Nível: Dissertação ( Mestrado ) Ano: 1991 Orientador: Marion Campos Bordas

Foco Temático: Análise do Ensino de Leitura e Proposta Didática

Instituição: Faculdade de Educação, UFRGS Cidade/Estado: RS

Descrição: Investiga como se dá a prática da leitura na sala de aula e fora dos limites escolares. Envolveu observações e entrevistas com alunos e professora de uma 4ª série de escola pública da rede estadual. Através de observações participativas, o trabalho procurou captar categorias de interesses dos alunos em suas interações com a leitura em diferentes situações de aprendizagem. Procurou conhecer, também, o espaço onde o trabalho intelectual é produzido quando não estão na escola, além de constatar alguns valores, crenças e estratégias de sobrevivência dos seus familiares. Metodologicamente, o estudo constituiu-se numa abordagem qualitativa de pesquisa, na perspectiva da etnografia da sala de aula. Possibilitou mostrar a relação entre leitura, escola e vida, identificando as condições de produção de leitura naqueles espaços culturais, bem como valores atribuídos a mesma por indivíduos de classes populares.

Fonte: CD-ROM da ANPED